sábado, 12 de janeiro de 2008

versus

aparentemente a escrita de rimas de carácter ofensivo dirigidos a mc`s ainda servem como barómetros da popularidade a que um determinado mc se viu votado...essencialmente tendem a gerar polémica e por conseguinte gerarem exposição ao(s) seu(s) interveniente(s) sendo por isso uma manobra essencial para qualquer newcomer que se preze se dar a mostrar...obviamente que as escolhas recaem sempre nos nomes que atraem para si os focos de maior atenção...ghetto parece ter-se tornado o alvo mais utilizado por outros mc`s..."ghetto gospel" veio dividir as opiniões devido à sua aproximação ao hip hop (a velha história no true grime shit)...no entanto parece ser uma opinião generalizada que ghetto é efectivamente um grande mc...e com as expectativas altas em relação ao projecto "freedom of speech" com smasher and lewi white (a sair no primeiro semestre)...foi uma escolha óbvia para p money fazer o seu statement of intent...algumas destas "batalhas" ainda conseguem resultados dignos de nota (a lendária wiley vs dizzee...por exemplo)...faltam no entanto a p money rimas decentes ou uma habilidade vocal que esconda esta sua falha...além de uma produção rotineira de jendor que não ajuda muito a que se queira ouvir isto mais do que uma vez...espera-se resposta de ghetto (se bem que a probabilidade de passar incólume é grande)...

outro dos mc`s merecedor de atenção em 2007 foi jammer (que também se batalhou com ghetto não curiosamente)...com os seus créditos já firmados no que diz respeito ao seu trabalho como produtor...o murkle man mostrou alguma habilidade rímica e um fraseado estimulante atrás do microfone ao longo do ano passado...com espaço para evolução pode-se vir a tornar num óptimo mc...no entanto falta-lhe ainda a desenvoltura para que se justifique a sua ida para a big dada...principalmente com nomes como trim, durrty goodz ou mesmo ghetto remetidos ao underground (e tem-se sentido a falta de bruza)...a auto-edição ou a escolha de editoras independentes ainda é uma óptima (e necessária) forma do género subsistir (e basta ver a notoriedade que a boy better know tem vindo a atingir)...mas não deixa de ser discutível que quando um nome do grime é "presenteado" com um contrato (e parece já não haver aquela obsessão pós-dizze/kano/lethal b...felizmente) este recaia num nome que embora agradável e até mesmo marcante ("murkle man" é clássico) se confina a uma reciclagem constante das suas própria linhas (skepta também parece cair neste erro ultimamente) e não seja de forma nenhuma um dos maiores obreiros na revitalização do género...espero estar enganado em relação a isto mas aguardo pelo álbum a sair este ano para o confirmar...ou não

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